Clique Aqui para voltar para a tela de seleção dos Gaidens
Introdução
Após o sucesso do mangá Lost Canvas, a mangaká Shiori Teshirogi iniciou, em maio de 2012, o projeto com histórias solo dos Cavaleiros de Ouro do passado. Ao todo foram 16 volumes, sendo que os capítulos começaram a ser publicados na Weekly Shonen Champion (de forma semanal) e terminaram sendo publicados na Bessatsu Shonen Champion (de forma mensal), ambos da Akita Shoten.
No Brasil, a Editora JBC foi mais uma vez a responsável pelo lançamento, inicialmente em agosto de 2012 e com conclusão em novembro de 2016.
História solo do Manigold de Câncer
Lançamento em tankobon no Japão: 6 de abril de 2012; no Brasil: 24 de novembro de 2012
Capítulo 1: "Cara / Coroa!"
"Omote/Ura"
Veneza do século XVIII, um garoto está em meio às festas do carnaval pensando em subir na escala de importância no grupo de ladrões que participa. Seu nome é Gioca ele é acompanhado por um pequeno macaco chamado Tonto. Ele decide roubar um homem que leva uma caixa em suas costas e, ao trombar com o homem, logo o menino percebe que se trata de alguém diferente, mas desaparece na multidão se dirigindo a qualquer parte. Entretanto ele acaba diante de um barco com outros trombadinhas de seu bando, entre eles Pigro, um garoto frágil. Após se deslocarem até um cemitério, eles encontram o gerente do bando Nero, um homem terrível chamado Lumaca. Ele então começa a conferir o que seus subordinados conseguiram em seus roubos no dia do carnaval. O primeiro a ir é Gioca, que se orgulha da quantidade adquirida, mas logo se assusta com o que seu amigo Pigro conseguiu. Pigro é surrado por trazer apenas uma moeda, após isso Lumaca tenta lhe cortar o braço do pequeno, para que pelo menos possa mendigar, já que como ladrão é um fiasco. Quando o golpe era certo, o corajoso Gioca impede, salvando o amigo, mas se vê sem ação arriscando sua vida. Quando ele vai ser atacado por Lumaca, espíritos circundam a todos e surge o homem que Gioca roubou dizendo que está ali para recuperar o que lhe foi tomado: ele é Manigold, o Cavaleiro de Ouro de Câncer. Ele leva Lumaca para as profundezas do Inferno usando as pessoas que o vilão cruelmente matou, diante dos olhos encantados e atônitos de Gioca.
Capítulo 2: "Nero!"
"Nero"
Manigold acaba com Lumaca que tem seu espírito descolado de seu corpo e isso é presenciado por Gioca, que surpreendentemente para o Cavaleiro de Câncer consegue ver as movimentações dos espíritos controlados por ele. Manigold agora indaga o espírito de Lumaca sobre onde é o quartel general do bando Nero. O espírito desconhece o lugar, no entanto, quando o vilão se prepara para revelar algo importante, sua alma é levada para o inferno pelo Sekishiki para surpresa de Manigold que não fez aquilo. O Cavaleiro de Ouro resolve ir e deixar o menino lá, mas antes de ir surge Albafica de Peixes, que desaparece junto com o Cavaleiro de Câncer. Em outro lugar, homens conversam sobre a morte de Lumaca e dizem que ele não passava de lixo e todos estão lá diante de um líder que se revela como Don Avido. Ele anuncia que o poder deles é superior ao dos Cavaleiros de Atena, já que eles são os Cavaleiros Negros (nesse instante aparece uma urna da armadura de Altar atrás de Don Avido). Manigold e Albafica conversam sobre a missão deles de encontrar os Cavaleiros Negros e que um desses vilões ter também o poder de controlar o Sekishiki, porém nesse instante Albafica revela Gioca que conseguiu segui-los, algo que surpreende os ambos os Cavaleiros de Ouro.
Capítulo 3: "Cavaleiros Negros!"
"Burakku Seinto"
Após a invasão, o menino explica que conseguiu senti-los. Isso faz Manigold e Albafica se surpreenderem e explicam para o menino que ele despertou o cosmo, o que deixa Gioca confuso, mas ele se mostra decidido e pede para que ele possa se juntar a eles. Ambos negam, mas Gioca conta que com seu poder de sentir esse cosmo ele pode seguir os outros homens do bando Nero e por isso sabe onde eles ficam, podendo levá-los lá. Albafica concorda em trazê-lo com eles ainda que com a relutância de Manigold. No Santuário, o Grande Mestre Sage apresenta Hakurei, seu irmão, para a nova Atena. Em meio à reunião, surge através de uma passagem do Sekishiki, Don Avido, se anunciando o líder dos Cavaleiros Negros e querendo que o Santuário os reconheça. Então o Grande Mestre Sage explica a Atena que os Cavaleiros Negros são antigos cavaleiros que se corromperam e agora servem aos seus próprios motivos, decaindo ao mal. Hakurei tenta expulsá-lo e Avido revela que ele já foi discípulo de Hakurei, que lamenta não tê-lo matado antes. Com isso o vilão se retira declarando guerra ao Santuário. De volta a Veneza, Manigold e Albafica chegam com Gioca à frente do quartel general do bando Nero e logo vestem seus trajes sagrados.
Capítulo 4: "Baleia Negra!"
"Burakku Hoeru"
Don Avido volta ao seu esconderijo e fala sobre como o Santuário continua o mesmo, cheirando mal com os hipócritas que lá residem. Ele é avisado que os enviados do Grande Mestre já estão na porta da Igreja que lhes serve de refúgio, mas Allegre está diante deles para impedi-los. Do lado de fora do templo, Manigold percebe a aflição de Gioca e o manda ir embora, mas o menino se nega e, ao entrar na Igreja, os dois, mais Albafica, se deparam com um enorme homem matando sacerdotes e bebendo vinho no altar do templo dizendo que está lá para punir os pecadores. Isso faz Manigold desdenhar dele e atacar com seu Ondas do Inferno que é parado por um golpe do vilão chamado Holy Spout (algo como Bico Sagrado) que purifica as almas do golpe de Manigold, o deixando indefeso para o segundo ataque, do agora revelado Cavaleiro Negro de Baleia, o devastador Wheel Bartitsu (algo como Roda de Bartitsu, uma arte marcial) que atinge em cheio Manigold. Após isso, o vilão se volta para Albafica, mas antes vê Gioca, e quando se dirige ao garoto o Peixes avisa que Manigold é mais perigoso do que ele pensa. Então surge o Cavaleiro de Câncer novamente e ele usa um golpe menos delicado: o Acubens, quebrando o vilão ao meio.
Capítulo 5: "Corvo Negro!"
"Burakku Kurou"
Manigold acabou com Allegre que, agonizando, fala que lamenta morrer bem no momento em que descobriu o garoto que veio da uma ilha que tanto procuravam. Antes de dar mais detalhes, ele é alvejado por penas negras e eis que surge Rusé de Corvo Negro. O Cavaleiro para o contra ataque de Albafica. Após isso, o vilão fica interessado na beleza do Cavaleiro de Peixes e decide desafiá-lo, então os dois entram em combate, porém com sua Black Feather Defense (algo como Defesa das Penas Negras), Rusé faz as rosas de Albafica não terem efeito algum, somente sobrando o sangue venenoso do herói para lutar. Entretanto isso é resolvido quando todos são transportados para a colina do Yomotsu por Avido, privando todos de seus corpos e consequentemente do sangue de Albafica. Isso não abala o Peixes que agradece por não mais ter que se preocupar com o fato do seu sangue prejudicar Gioca e vai para o combate aberto com um poderoso soco, seguindo de um tremendo espancamento aplicado pelo Cavaleiro de Ouro no Cavaleiro Negro.
Capítulo 6: "Cães de Caça Negro!"
"Burakku Haundo"
Manigold protege Gioca do impacto da batalha entre Albafica e Rusé. Neste momento, já derrotado no chão, o vilão é fulminado pelos poderes de Avido deixando os Cavaleiros de Ouro ainda sem resposta, mas, antes do poder de Avido desaparecer, Manigold usa seu poder para levar a todos até o chefe do bando Nero. Isso acontece e o Cavaleiro de Câncer aparece diante de Avido que demonstra certa surpresa. Após Manigold perceber que Gioca e Albafica não estão juntos com ele, Avido revela a armadilha criada para que eles se separassem. Em outro local, Gioca anda por um corredor escuro amedrontado, mas segue ainda intrigado pelas palavras de Allegre sobre sua origem. Ele se depara com uma máscara nefasta que lhe desperta lembranças que ele não sabia que tinha, entretanto, antes que ele pudesse tocar nela, surge Yudo de Cães de Caça Negro e lhe conta que aquela máscara pertence ao clã da família de Gioca que são os guardiões da Ilha da Rainha da Morte, local de prisão dos Cavaleiros Negros e terra natal de Gioca. Yudo também revela que ele matou todos e fara o mesmo se ele não realizar seu pedido de destruir a máscara, já que eles não podem fazer isso. O jovem pensa em pegar a máscara e atacar, mas Yudo mostra que pode ler a mente de Gioca e revela que na verdade ele é uma menina. Em meio ao desespero, Gioca se lembra de Manigold e consegue colocar a máscara, despertando um grande poder.
Capítulo 7: "Fortaleza das Almas!"
"Souru Fotoresu"
Gioca está sentado com a máscara nas mãos e vê Yudo caído, desacordado, com o negro de sua armadura desbotado. Então a jovem começa a se lembrar de quando ainda bebê foi salva pelo que parecia ser sua mãe, que logo depois morrera. Ao pensar nisso, ela vê que seu pingente soltou e encaixa perfeitamente em uma parte quebrada da máscara, contudo, ao fazer isso, Yudo desperta e a ataca, mas é ferido mortalmente por uma rosa branca que anuncia a chegada de Albafica, que decreta sua morte. Albafica se surpreende ao saber que Gioca é uma garota, mas ambos decidem ir ao encontro de Manigold na sala de Ávido. O Cavaleiro de Câncer luta ferozmente. Quando ambos percebem o desaparecer do cosmo de Yudo, Manigold prevê a chegada de Albafica, mas isso não preocupa Ávido que diz que a mansão toda é feita das almas que eles mataram, assim ele pode mudar a forma de tudo fazendo seus companheiros nunca chegarem até eles. Com isso o vilão explode Manigold com o Konsou-Ha (Hecatombe dos Espíritos). O golpe derruba Manigold, transformando as almas em explosivos. Ávido diz que apenas que tem o ouro no mundo dos vivos e almas no mundo dos mortos pode ser alguém realmente rico, porém, ao começar a cantar vitória, o Cavaleiro de Câncer se levanta e diz que ainda quer jogar.
Capítulo 8: "Altar Negro!"
"Burakku Aruta"
Manigold não pode usar o mesmo golpe de Ávido, mesmo sendo uma de suas técnicas, porém ele tem outra arma que pode acabar com aquelas almas, trunfo de Avido. O Cavaleiro de Ouro então usa as Ondas do Inferno (Sekishiki Meikai Ha) para libertar as almas que serviam de explosivo para o vilão, mas, pela enorme quantidade de almas ligas a Ávido Manigold falha na purificação. Isso aguça a Ávido atacar com tudo e agora ele usa seu traje negro, a armadura que emula a vestimenta de Prata de Altar, que é destinada a ser a auxiliar do Grande Mestre. Ávido se refere a ela como a armadura de perdedor, porém Manigold discorda dizendo que Hakurei é ate mais forte que o seu irmão menor que é o Grande Mestre e o próprio mestre de Manigold. Nesse momento, Ávido pega o herói pela cabeça e diz que com tanto poder o mundo todo deve servi-lo e anuncia sua morte, dizendo que vai enviar pedaços do herói para os dois mestres dele, Hakurei e Sage. Manigold avisa que se fizer isso ele encontrará o maior horror de todos. Após isso, Manigold se envolve em seu cosmos e invoca novamente as Ondas do Inferno. Desta vez ele consegue purificar todas as almas daquela mansão. Em outro local, Albafica e Gioca veem a mansão se desfazer e ficar em ruínas. De volta a luta, Manigold diz a Ávido que o mundo não está ai para servi-lo e se também se despede do purificado vilão que foi levado ao outro mundo pelo poder de Câncer.
Capítulo 9: "Os sentimentos de mestre e discípulo!"
"Shitei no Omoi"
Ávido está em meio e escuridão, mas pouco lamenta a perda das almas que dominava. Diante dele surge a máscara da Ilha da Rainha da Morte. Ele então pergunta se ela veio até lá para puni-lo, porém, atrás da máscara, surge Hakurei que explica que ele mesmo nunca pode guiar o destino de Ávido mesmo quando ele era seu discípulo. Após isso, o ancião de Jamiel pergunta o que Ávido sente nesse momento e o vilão diz satisfação e revela que isso aconteceria mesmo que nascesse de novo, porém, quando a escuridão se dissipa, Ávido está na colina do Yomotsu e junto dele esta lá Manigold e Gioca com o intuito de se vingarem definitivamente do vilão. Ávido não teme a ainda ameaça do Câncer, mas ao ser atacado pelo Cavaleiro de Ouro, o Cavaleiro Negro resolve se deixar cair no desfiladeiro da colina do Yomotsu em direção ao inferno sem reagir. No outro dia, Manigold e Albafica estão indo embora estranhando a facilidade que Gioca teve para lhes dar a máscara. Eles devem levá-la para a Ilha da Rainha da Morte, contudo Manigold é surpreendido pelo grupo de ladrões comandados por Gioca. Ela diz que eles irão para a sua ilha natal. Manigold se alegra e diz que se ela ficar bonita ele irá se encontrar com ela.
última atualização realizada em: 12/12/2019