Finalmente recebemos e testamos o jogo dos Cavaleiros do Zodíaco para PlayStation 2 (Saint Seiya: Chapter Sanctuary), lançado ontem no Japão. A qualidade do jogo é excepcional, tanto na parte gráfica quanto na jogabilidade.
Com relação a parte gráfica, muitas pessoas estavam criticando o jogo antes de seu lançamento, devido algumas imagens divulgadas e que pareciam muito quadradas. Quando você começa a jogar percebe que não é bem assim. Claro que a BANDAI e a DIMPs preferiram não utilizar cell-shadding (igual em Dragon Ball Z3), mas os gráficos 3D estão muito bons e os personagens totalmente fiéis ao anime.
A única dificuldade inicial do jogo é o idioma. Por estar em japonês e ele possuir muitos menus, fica difícil saber o que é o que (tem que entrar em cada opção para tentar identificar).
Entrando no modo história, você não tem como selecionar os personagens pois seguirá lutando na ordem que eles aparecem no anime. Logo no começo você recebe um treinamento do Mu (é importante para entender o controle e os golpes). Nesta parte você pode bater a vontade no Mu até aprender (é possível pular esta parte mas se não seguir as explicações do Mu, fica difícil mais para frente). Logo em seguida começa o show: a subida das doze casas.
Cada casa é um episódio, ou seja, você vai lutar como se fosse um episódio. Cada luta tem a abertura original do anime, o review do episódio anterior (totalmente em Computação Gráfica, com narrador, vozes originais, etc) e depois começa a pancadaria. Os controles não são tão complicados e a jogabilidade flui normalmente (o jogo não é travado e tem ótima velocidade). É possível realizar vários combos (principalmente com o Andrômeda. Manejar as correntes dele é muito legal) e "carregar" o cosmo para soltar golpes especiais (ai começa a ficar mais complicado). É possível correr, esquivar, defender, agarrar, "explodir" o cosmo para afastar o inimigo, pular, socar, chutar, enfim, de tudo um pouco.
A trilha sonora também é algo que podemos destacar pois ela é fiel ao anime e até as chamadas das lutas tem as "musiquinhas" conhecidas. Quando você perde (não tem round), aparece a deusa Atena ou o Mestre Ares (dependendo do personagem) e você deve ficar apertando os botões para conseguir se recuperar (similar a jogos de boxe antigos).
O jogo realmente nos surpreendeu. Não dá vontade de parar de jogar pois acaba sendo emocionante e divertido controlar os cavaleiros, testar golpes, combos, etc.
Em breve iremos fazer várias matérias sobre o jogo, trazendo screenshots e quem sabe até um tutorial. Enquanto isso, confira três vídeos que mostram lutas inteiras e a excelente jogabilidade: