Muita gente tem pedido para postarmos um balanço dos dois primeiros dias de exibição do filme Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário nos cinemas de todo o Brasil. Pois bem, vamos lá:
O filme teve uma ótima estreia nos cinemas por todo o Brasil (dados concretos de bilheteria só saberemos na semana que vem). Os relatos são de salas completamente lotadas em várias cidades, mas, na média, a lotação tem sido de 80%. Há vários relatos (e não foram poucos) também de fãs que não conseguiram comprar ingressos porque já estavam esgotados e tiveram que voltar no dia seguinte. De qualquer forma, há alguns relatos também de salas vazias. Ontem fomos assistir o filme pela sexta vez, na sessão das 22h30 (última sessão) do Cinemark do Shopping D, em São Paulo. A lotação foi de cerca de 75%.
Com relação a reação do público, conforme a maioria já deve ter percebido, é de amor e ódio. É 8 ou 80. Novamente batemos na tecla, antes de mais nada, o fã precisa ir com a mente aberta de que se trata de um reboot, uma homenagem. Nós já postamos a nossa análise do filme em dois momentos: quando o filme estreou no Japão em junho (CLIQUE AQUI) e recentemente, logo após assistirmos na cabine de imprensa (CLIQUE AQUI). Aconselhamos os fãs assistirem o filme mais de uma vez, pois só conseguimos entender determinadas coisas depois de terceira vez. O filme não é perfeito, obviamente, mas está longe de ser péssimo como muitos fãs estão falando.
Aqui vale uma crítica nossa: os fãs que não gostaram tem total direito de criticar e expor suas opiniões, porém devem fazer isso com muita cautela e inteligência. Primeiro, deixe os outros fãs formarem opinião por si próprios (não fique querendo criar uma Guerra de Mil Dias), porque o que te incomoda, pode não incomodar outros fãs, e vice-versa. Segundo, deixe eles verem o filme. Tem fã que fica copiando e colando a sua crítica e postando em comentários de todas as notícias, numa tentativa de impor a sua crítica na marra e fazer com que ninguém mais queira ir no cinema. Além de cansativo, isso é de uma deselegância sem tamanho. Terceiro, apoie a obra e o momento da série no Brasil (ok, você não gostou, mas foi no cinema? Ótimo, fez a sua parte apoiando a obra, mas deixe os outros fazerem a deles também).
O erro mais "clássico" que temos visto são de fãs que vão ao cinema esperando algo totalmente igual a série clássica. Desde o começo deixamos claro que não é, mas é totalmente entendível o porque do filme ser assim. Não faça comparações nunca com o clássico, isso atrapalha mesmo. Sabemos que é difícil não comparar, mas dá para se divertir muito quando se entende isso (opinião nossa).
Está tão legal ver os cinemas lotados e os fãs criando uma atmosfera bacana nos cinemas. Quanto tempo não víamos isso com Cavaleiros do Zodíaco? Outro detalhe interessante que temos percebido é a quantidade de crianças que tem assistido o filme e adorado. Obviamente que são poucas se compararmos com o público mais adulto, mas se você tiver a oportunidade de perguntar para uma criança que viu o filme o que ela achou, vai se surpreender. Talvez seja isso que esteja faltando aos fãs da velha guarda, assistir o filme com a mesma "cabeça" que assistiam quando eram crianças, na nostálgica época da Manchete!